Chegou o Festival de Sanremo 2023. Além de 28 artistas concorrentes, há sempre uma expectativa com relação aos convidados especiais, os chamados, “ospiti”.
No primeiro dia, terça-feira (7), o destaque fica por conta do ator Roberto Benigni, em um momento alusivo aos 75 anos da Constituição Italiana. O presidente Sergio Mattarella tende a estar presente no Teatro Ariston. Com relação à música, destaque para Mahmood e Blanco, que vão cantar ‘Brividi’, com a qual venceram o festival do ano passado.
Na quarta-feira (8), é a vez da banda Black Eyed Peas. Além disso, dois gigantes da música italiana vão subir ao palco: Al Bano e Massimo Ranieri. Eles devem cantar uma ao lado de Gianni Morandi, que é um dos apresentadores deste ano. Será um encontro inédito.
Na terceira noite, destaque para a banda Måneskin. Eles, que venceram o festival de 2021, voltam ao palco que levou o quarteto para o Eurovision daquele ano. Aliás, o vocalista Damiano David é o compositor de ‘Duemilaminuti’, música com a qual Mara Sattei está concorrendo. A jogadora italiana de vôlei Paola Egonu também é bastante esperada. Ainda na quinta-feira (9), é a vez de ninguém menos do que Peppino Di Capri e Sangiovanni emocionarem ao público e cantarem como Gianni Morandi.
Na sexta-feira (10), não há nenhuma atração por parte da organização do festival, porque é a noite dos “cover”. Ou seja, na quarta noite, os 28 concorrentes não apresentam a música com a qual estão disputando o festival, e sim fazem duetos com artistas que eles convidam. Por exemplo, a dupla Colapesce Dimartino vão cantar com Carla Bruni; Ultimo vai fazer um medley de Eros Ramazzotti em um dueto com o próprio Eros; Arisa, Elisa, Fedez, Edoardo Bennato e Noemi também vão aparecer.
E chegamos ao sábado (11), noite da grande final. A banda inglesa Depeche Mode, sucesso nos anos 80, é mais uma atração internacional do festival. O público aguarda também a presença de mais dois titãs da música italiana: Gino Paoli e Ornella Vanoni. Estava prevista uma mensagem gravada pelo presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, porém será um texto por escrito a ser lido pelo apresentador e diretor artístico Amadeus.
O Festival de Sanremo, portanto, ocorre entre 7 e 11 de fevereiro com transmissão da RAI.