A primeira noite do Festival de Sanremo 2023 foi repleta de surpresas. Entre as 28 músicas concorrentes, metade foi apresentada. Abaixo, você encontra a classificação parcial e o que de mais importante aconteceu.
Classificação parcial
Vale lembrar que apenas o júri da imprensa (TV, rádio e Web) votam nos dois primeiros dias.
1 – Marco Mengoni
2 – Elodie
3 – Coma_Cose
4 – Ultimo
5 – Leo Gassmann
6 – Mara Sattei
7 – Colla Zio
8 – Cugini di Campagna
9 – Mr. Rain
10 – Gianluca Grignani
11 – Ariete
12 – gIANMARIA
13 – Olly
14 – Anna Oxa
O que rolou
O festival começou com um monólogo do ator Roberto Benigni que celebrou os 75 anos da Constituição italiana. O texto trazia ganchos entre a carta e a música. Na presença do presidente da República, Sergio Mattarella, o ator fez a conexão no sentido de que a constituição é como uma obra de arte, que canta a liberdade e a dignidade do homem. Em seguida, Benigni cita o artigo 11 (“l’Italia ripudia la guerra”) e ressalta o quanto seria importante se todas as nações seguissem um texto semelhante e teríamos paz. Ainda dentro do discurso, o ator cita a maior música que já venceu o festival (“penso che un sogno così non ritorni mai più”) para destacar que essa foi a ideia dos pensadores que criaram a Constituição, a que considera a mais bela do mundo. Benigni também citou o artigo 21 (“tutti hanno diritto di manifestare liberamente il proprio pensiero”), destacando que é o mais simples, puro e mais forte, apesar de tempos fascistas em que nem mesmo um festival era possível.
Chiara Ferragni, empresária e a mais famosa influenciadora digital da Itália, foi apresentadora ao lado de Amadeus e Gianni Morandi. Mostrou simpatia, entrosamento e até auxiliou o apresentador a criar e manusear uma conta no Instagram. No entanto, o grande destaque foi a mensagem que Chiara deixou. Um dos vestidos continha frases e xingamentos que ela já recebeu pelas redes sociais por ser mulher, pelo seu corpo e aparência. O segundo vestido segue dando o que falar. À primeira vista, ela parecia nua, mas logo avisou que se tratava de uma pintura que representava os traços dela. O recado foi dado: o corpo de uma mulher jamais deve gerar ódio e vergonha e a ilusão de nudez que o vestido provoca é um gesto de que o corpo de quem decide se sentir sexy não autoriza ninguém a justificar a violência.
O fiasco da primeira noite não veio de um participante que, por algum motivo, não tenha se saído bem. Coube a Blanco, atual campeão, fazer um papelão a ponto de destruir o cenário de flores. Clique aqui para conferir o que houve.