O inexplicável sexto lugar de Giorgia no Festival de Sanremo 2025

O inexplicável sexto lugar de Giorgia no Festival de Sanremo 2025

Ainda busco respostas para compreender como uma canção considerada favorita fica em sexto lugar. Talvez nunca tenhamos a resposta definitiva sobre o que fez “La cura per me”, de Giorgia, terminar o Festival de Sanremo 2025 nesta injusta colocação.

Não devemos, antes disso, tirar o mérito de Olly, o grande vencedor, com a canção “Balorda Nostalgia”. A vitória dele era uma possibilidade e não foi surpresa. O choque da plateia do Teatro Ariston e do mundo que acompanhava atentamente o festival foi de não ver Giorgia sequer disputando a votação final entre os Top 5.

Analisando a votação dia após dia, a partir dos dados divulgados pela RAI, é fácil compreender o que tirou a cantora da disputa: o voto do público de casa. Giorgia venceu todas as parciais dos jornalistas e das emissoras de rádio, em todos os dias, exceto quando dependeu do chamado “televoto”.

A única vez que Giorgia liderou a preferência pelo telefone e SMS foi na noite dos covers, quando duetou com Annalisa. No entanto, o primeiro lugar nessa disputa à parte não se somou à média geral, como em anos anteriores. Vale recordar que a divisão era 34% do televoto, 33% rádios e 33% imprensa.

Na noite da finalíssima, a cantora voltou a vencer na votação dos jornalistas e das emissoras de rádio, porém a diferença gritante do televoto fez com que despencasse para o sexto lugar e assim ficasse. Aliás, no momento de divulgação do Top 29, quem estava sendo o grande campeão era Brunori Sas, após receber 17,44% da preferência do público. Como comparativo, Giorgia alcançou apenas 8,03% dos votos de casa no sábado. Quando a votação reabriu apenas para o Top 5, Olly superou os demais pela primeira e definitiva vez.

Por que as pessoas que torciam por Giorgia não lhe deram uma votação numerosa? Brunori Sas apresentou uma canção belíssima, é verdade, mas o que justifica a cantora receber menos da metade dos votos do primeiro colocado? Será que o público estava convicto na vitória de “La cura per me” e acreditou que nem precisava participar? Ou a base de fãs dos demais concorrentes foi mais organizada nesse mutirão?

O momento mais emocionante da final foi quando Giorgia foi chamada ao palco para receber o prêmio da TIM, patrocinadora que promoveu uma votação própria pelo aplicativo. A cantora foi aplaudida de pé por todo o Teatro Ariston, que gritava “hai vinto” (você venceu). Nem mesmo Olly foi tão ovacionado quando foi anunciado como vencedor. Aliás, temos que agradecer à operadora por ter permitido que ela deixasse o teatro com o coração aquecido com esse reconhecimento.

Campeã moral? Até pode ser, visto que muitos preferem chamar assim. Mas, regras são regras. O que nos resta é curtir “La cura per me”, que já é uma canção eterna, na voz impecável de Giorgia.

Classificação final | Festival de Sanremo 2025
  1. Olly
  2. Lucio Orsi
  3. Brunori Sas
  4. Fedez
  5. Simone Cristicchi
  6. Giorgia
  7. Achille Lauro
  8. Francesco Gabbani
  9. Irama
  10. Coma_Cose
  11. Bresh
  12.  Elodie
  13. Noemi
  14. The kolors
  15. Rocco Hunt
  16. Willie Peyote
  17. Sarah Toscano
  18. Shablo ft. Guè Joshua Tormento
  19. Rose Villain
  20. Joan Thiele
  21. Francesca Michielin
  22. Modà
  23. Massimo Ranieri
  24. Serena Brancale
  25. Tony Effe
  26. Gaia
  27. Clara
  28. Rkomi
  29. Marcella Bella

Por:Gustavo Gossen

Jornalista e radialista. Sou de Porto Alegre/RS. Desde criança, apaixonado pelas canções italianas, paixão que herdei do meu pai. Neste espaço, vamos tratar de tudo da música que sempre encantou o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *