Toquinho vai cantar no Festival de Sanremo 2025. Entenda!

Toquinho vai cantar no Festival de Sanremo 2025. Entenda!

Isso mesmo. Toquinho vai se apresentar no Festival de Sanremo 2025. Mas, calma. Não será como concorrente, e sim dando um delicioso tempero brasileiro à apresentação de Gaia.

Para quem não a conhece, a cantora é filha de mãe brasileira e pai italiano. Gaia concorreu pela primeira vez em 2021, quando ficou em 19ª lugar na edição que consagrou a banda Måneskin.

Dessa vez, ela volta ao palco do Teatro Ariston muito mais conhecida e dona de um dos hits do último verão italiano: “Sesso e samba”. O título da canção com a qual disputa o festival deste ano é “Chiamo io chiami tu”.

E quando Toquinho entra nessa história?

Na sexta-feira (14), quando os concorrentes convidam outros artistas para a chamada noite dos covers e interpretam uma canção diferente da que estão concorrendo, é que Gaia vai fazer um dueto com cantor, que está completando 60 anos de carreira.

Gaia e Toquinho vão interpretar “La voglia, la pazzia”, que é a versão italiana de “Se ela quisesse”, parceria dele com Vinícius de Moraes, lançada em 1975. Esse samba vai contagiar o público e já me emociona só de imaginar. Que encontro que será belíssimo, que escolha maravilhosa.

Embora ambas as músicas tenham a mesma melodia, as letras possuem diferenças. Nos rádios da Itália, o público ouviu sobre um alguém apaixonado e vivendo um momento romântico. Já nos discos em português, o personagem lamenta a falta de entrega da pessoa amada.

A canção é conhecida dos italianos na voz de Ornella Vanoni, que a gravou em um álbum repleto de sucessos brasileiros, em 1976, entre os quais “Io so che ti amerò” (“Eu sei que vou te amar”), do Vinícius com Tom Jobim. Quem fez as traduções para o disco foi Sergio Bardotti, o mesmo que assina “Canzone per te”, com a qual Roberto Carlos venceu o Festival de Sanremo, junto com Sergio Endrigo.

Aliás, talvez desde 1968, não tínhamos um festival com a pegada tão brazuca.

Guia completo – Festival de Sanremo 2025

La voglia, la pazzia

A questo punto
Stiamo tanto bene io e te
Che non ha senso
Tirar fuori i come ed i perché.

Cerchiamo insieme
Tutto il bello della vita
In un momento
Che non scappi tra le dita.
E dimmi ancora
Tutto quello che mi aspetto già
Che il tempo insiste
Perché esiste il tempo che verrà.

A questo punto
Buonanotte all’incertezza
Ai problemi all’amarezza
Sento il carnevale entrare in me.

E sento crescere la voglia, la pazzia
L’incoscienza e l’allegria
Di morir d’amore insieme a te

Por:Gustavo Gossen

Jornalista e radialista. Sou de Porto Alegre/RS. Desde criança, apaixonado pelas canções italianas, paixão que herdei do meu pai. Neste espaço, vamos tratar de tudo da música que sempre encantou o mundo.

1 Comentário

    • Silábica Beatriz Rodrigues Reginatto
    • 10/02/25

    Muito bom encontrar este assunto por aqui. Me criei ouvindo as campeãs de SAN Remo no rádio. Tenho cópia das letras. Andiamo cantare !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *