Começou a contagem regressiva para o 74º Festival de Sanremo. A partir de agora, é controlar a expectativa para ouvirmos as 30 canções que vão disputar a edição de 2024.
Já sabemos quem são os 30 concorrentes e os respectivos títulos (veja abaixo). No entanto, como exige o regulamento, todas as músicas precisam ser inéditas no momento em que cada artista subir ao palco do Teatro Ariston. Quem tiver a canção vazada antes da hora, é eliminado. Portanto, resta-nos mesmo aguardar.
O Festival de Sanremo 2024 ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Aqui no Brasil, podemos assisti-lo pela RAI Internazionale. Quem não contar com o canal no plano de TV por assinatura pode assistir gratuitamente pelo aplicativo RAI Play.
O atual campeão, Marco Mengoni, vai estar presente na primeira noite. Ele será coapresentador e, certamente, vai cantar “Due Vite”, a vencedora de 2023.
No dia 3 de dezembro, Amadeus divulgou a lista dos chamados “big”. A esses 27 artistas anunciados, somaram-se os três primeiros colocados de Sanremo Giovani.
Quem são os concorrentes?
Alessandra Amoroso
Canção: “Fino a qui”
Há tempos, o público pedia a participação dele em Sanremo. Será a primeira vez como concorrente, embora já tenha cantado em algumas ocasiões como convidada. Olho nela! Possui uma carreira sólida e é um nome de peso na disputa deste ano. Uma legião de fãs acompanha a cantora desde quando despontou em um talent show em 2009. Uma das canções mais marcantes dela é “Vivere a Colori”.
Alfa
Canção: “Vai!”
Mais um estreante em Sanremo. Alfa tem 23 anos e vem embalado por um dos hits do ano na Itália: “Bellisimissima”. Como eu costumo dizer, essa foi a música italiana mais fofinha de 2023. Apesar de bem jovem, demostra que terá uma carreira promissora.
Angelina Mango
Canção: “La noia”
Uma das músicas mais ouvidas na Itália em 2023 é dela: “Ci pensiamo domani”, que é daquelas dançantes e que ficam na cabeça. Esse foi o ano em que ela apareceu para o sucesso. Chega ao Festival, embora pela primeira vez, com a moral de ser essa grande revelação. É possível que, em algum momento, seja feita referência ao pai dela. O cantor e compositor Mango teve uma carreira marcante, competiu em Sanremo em algumas ocasiões e compôs para vários artistas (até mesmo para Loredana Bertè, que é concorrente em 2024). Ele nos deixou em 2014 após um ataque cardíaco durante um show beneficente. Certamente, onde estiver, deve estar orgulhoso da filha Angelina.
Annalisa
Canção: “Sinceramente”
Dispensa comentários. Só em 2023, emplacou quatro hits (“Euforia” “Bellissima”, “Mon Amour” e “Ragazza Sola”) e acumulou recordes. Sem dúvida, esse foi o melhor ano da carreira dela. São números que a colocam como a atual rainha do pop italiano. Participou outras vezes do Festival, mas ainda não venceu. Chega como uma das favoritaças.
BigMama
Canção: “La rabbia non ti basta”
Uma jovem rapper que tem bastante coisa a mostrar. Apesar da carreira recente, tem se destacado nas plataformas de música. BigMama é estreante no Festival como concorrente, afinal, no ano passado, cantou com Elodie na noite dos covers. Uma das bandeiras que levanta é sobre autoaceitação do corpo.
Dargen D’Amico
Canção: “Onda Alta”
Fiquei muito feliz ao vê-lo na lista deste ano. No Festival de 2022, embora tenha ficado em nono lugar, conquistou o público com a música “Dove si balla”, que foi um dos grandes hits daquele ano. Sem dúvida, podemos esperar coisa boa dele.
Diodato
Canção: “Ti muovi”
Opa, tem campeão na área. Diodato venceu em 2020 e chega para buscar o bicampeonato nessa que será a quarta participação dele no Festival. Certamente, vai atrair holofotes. Uma questão curiosa: por conta da pandemia, o Eurovision daquele ano foi cancelado e o cantor não pôde representar a Itália. Será que terá uma nova chance neste ano?
Emma
Canção: “Apnea”
Falando em quem já venceu, aqui temos a campeã do Festival de 2012. Emma, uma das belas vozes italianas, chega para a quarta participação. Podemos esperar uma canção para ficar entre as melhores.
Fiorella Mannoia
Canção: “Mariposa”
Aqui temos uma respeitada artista. Aos 69 anos, Fiorella vai concorrer pela sexta vez. Ainda não venceu o Festival, onde estreou em 1981. Ao longo dessas décadas, nunca saiu de cena. Sempre esteve muito ativa e com energia para novos álbuns e projetos.
Fred De Palma
Canção: “Il cielo non ci vuole”
Lembram quando a Anitta gravou em italiano? Pois a parceria em “Paloma” e “Un altro ballo” foi com ele. Fred é considerado o rei do reggaeton italiano. Ou seja, caso não mude o estilo, está por vir uma canção dançante, assim como “Melodia Criminal”, gravada com Ana Mena e que virou um dos hits do verão italiano 2023.
Gazzelle
Canção: “Tutto Qui”
É um cantor que já conquistou um bom espaço, já gravou vários álbuns e lotou estádios. Certamente, virá uma canção com uma letra bastante forte, já que ele tem um estilo poético, um tanto melancólico. Uma grande participação no Festival será a virada de chave na carreira.
Geolier
Canção: “I p’ me, tu p’ te”
Aqui falamos de mais um jovem talento que bomba nas plataformas de música. O álbum “Il coraggio dei bambini” foi um dos mais ouvidos do ano. É um rapper de 23 anos e que chega cheio de gás ao Festival.
Ghali
Canção: “Casa mia”
Filho de pais tunisianos, é um rapper que já colaborou até em um álbum de Ed Sheeran. Também é destaque nas plataformas e nas redes sociais, principalmente pela criatividade nas músicas e nos videoclipes.
Il Tre
Canção: “Fragili”
Apesar do número parecer se tratar de um trio, é um cantor só. É um dos grandes nomes do hip hop italiano. As canções tratam de conquistas, sonhos, amizades, lealdades, família, dar valor às pequenas coisas. Muitos dos versos dele viralizaram em redes sociais italianas.
Il Volo
Canção: “Capolavoro”
Se alguém quer vencer Sanremo, tem que ver se eles vão “deixar”. O trio, que tem agenda internacional lotadíssima e que já venceu o Festival em 2015, não deve estar indo a passeio. Certamente, tem uma música grandiosa por aí. Interpretação de peso sabemos que não vai faltar. Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble são, inegavelmente, os concorrentes mais famosos no mundo todo. Afinal, ninguém mais do que eles, na atualidade, leva a música italiana a todos os continentes. Será a terceira participação deles e a torcida é grande.
Irama
Canção: “Tu No”
O quarto lugar no Festival de 2022, com “Ovunque Sarai”, é o indício de que ele promete voltar ainda mais forte nesta edição. É um cara que tem lançado vários sucessos e com grandes chances de estar novamente no topo.
La Sad
Canção: “Autodistruttivo”
Esse trio é a prova de que os concorrentes do Festival deste ano agradam a todos os gostos. Quem curte punk tende a gostar da sonoridade, da criatividade e do estilo deles, especialmente com a maquiagem e cabelos coloridos.
Loredana Bertè
Canção: “Pazza”
Uma das artistas com a biografia entre as mais intensas que eu já vi. Mas, deixando a vida pessoal de lado, é uma cantora respeitadíssima. Aos 73 anos, segue na ativa. Loredana participou de 11 edições do Festival, além de várias outras como convidada. Ainda não venceu. O que esperar da música deste ano. Não sei se virá algo dançante ou uma letra de reflexão, com mensagem forte, sobretudo sobre valorização da mulher.
Mahmood
Canção: “Tuta Gold”
Pausa para um bicampeão. Alerta para mais um favorito. Olhos atentos para quem chega com a credencial de ter vencido em 2019, com “Soldi”, e em 2022, com “Brividi”, em parceria com Blanco. Que bom que volta sozinho dessa vez. Filho de mãe italiana e pai egípcio, Mahmood tem uma voz muito característica dele.
Maninni
Canção: “Spettacolare”
Mais um jovem talento que vai estar na disputa. No ano passado, o cantor estava na final de Sanremo Giovani. O palco principal vem só agora e tenho certeza de que vai aproveitar a oportunidade. Torço para que mantenha o clássico pop e rock italiano, bom de ouvir.
Mr. Rain
Canção: “Due Altalene”
O homem está de volta. Ótima notícia. Na edição passada, o cantor ficou em terceiro lugar com “Supereroi”, canção que se tornou uma grande virada na carreira dele com direito a versos citados pelo Papa Francisco e versão em espanhol. Se em 2023, ele abordou a saúde mental, o que será que ele prepara para o Festival que se aproxima? É um artista talentoso, carismático e que merece o nosso olhar.
Negramaro
Canção: “Ricominciamo tutto”
Uma banda que promete agitar o Festival. O sexteto tem uma carreira de cerca de 20 anos. São muitos os fãs espalhados pela Itália. Embora seja um grupo consolidado, uma boa apresentação em Sanremo é um gás novo na trajetória deles. Uma curiosidade: por terem gravado o tema da participação da Itália na Copa de 2014, eles estiveram no Brasil para acompanhar alguns dos jogos e embalar ainda mais “Un Amore Così Grande”. Gosto demais da versão deles de “Meraviglioso”, clássico de Domenico Modugno.
Renga Nek
Canção: “Pazzo di te”
Nek é um cantor de respeito e que é bastante utilizado em salas de aula de cursos de italiano. Já Francesco Renga é o campeão do Festival de 2005. O que será que eles vão aprontar cantando juntos, hein?!
Ricchi e Poveri
Canção: “Ma non tutta la vita”
Será uma emoção vê-los no palco como concorrentes novamente. Será a décima terceira vez e, incrivelmente, venceram apenas em uma ocasião: em 1985, com “Se m’innamoro”. Mereciam muito mais, embora tenham construído uma carreira brilhante e repleta de sucessos. Aliás, um deles tem viralizado nas redes sociais: o famoso “Sarà perché ti amo”. Uma pena que o quarteto vai se apresentar como dueto. Marina Occhiena saiu do grupo em 1981 e Franco Gatti nos deixou em 2022. Houve uma tentativa de reunião, inclusive com o álbum lançado em 2020, que juntou os quatro, mas quem segue são Angelo Sotgiu e Angela Brambati.
Rose Villain
Canção: “Click Boom!”
Sabe aquele perfil de artista completa? É o caso da Rose, que é cantora, compositora, produtora e diretora. Com um som pegado da guitarra, está para vir uma música explosiva. Um dos hits do verão italiano foi “Fragole”, que ela gravou em parceria com Achille Lauro. A voz dela é belíssima.
Sangiovanni
Canção: “Finiscimi”
Um dos jovens mais promissores que a música italiana tem no momento. Concorreu no Festival de 2022 com “Farfalle” e, mesmo tendo ficado em décimo terceiro lugar, a música estourou e é tocada e cantada até hoje. No ano passado, como convidado, apresentou a regravação de um clássico de Gianni Morandi. Juntos, cantaram ” Fatti rimandare dalla mamma a prendere il latte”. Vamos ver o que ele está preparando nessa segunda participação como concorrente.
The Kolors
Canção: “Un ragazzo, una ragazza”
Donos de um dos principais (ou talvez o principal) hit de verão italiano 2023: “Italodisco”. Essa canção já entrou para a história e bateu números incríveis. O trio, que manda bem no rock e na música eletrônica, sobe ao palco de Sanremo pela primeira vez, porém com essa credencial importante.
Clara
Canção: “Diamanti grezzi”
A vencedora de Sanremo Giovani. O curioso é que ela iniciou a carreira como modelo. Sonhava em trabalhar no mundo da moda, porém os tempos de pandemia fizeram com que repensasse e desse os primeiros passos na música. Agora, o foco é total como cantora e compositora. Além de já ter várias outras músicas lançadas, fez uma parceria com Mr. Rain em “Un milione di notti”.
Santi Francesi
Canção: “L’amore in bocca”
A classificação para o Festival veio no melhor momento para essa dupla formada por Alessandro De Santis (voz, violão e ukulele) e Mario Francese (tecladista e baixista). Venceram o talent show X Factor em 2022.
bnkr44
Canção: “Governo punk”
Se no ano passado eles participaram da noite dos covers, apresentando-se com Sethu, agora é a vez deles próprios brilharem. O pódio de Sanremo Giovani coloca os rapazes na grande disputa.
Boa tarde a todos……o grupo I Pooh não participara do Festival de San Remo este ano.? nem como um convidado especial,,,,,,,,, ObrigDO
Ansiosa para assistir essa maratona até o dia 10. Acompanho o Festival de Sanremo há anos.